Saga da megacarga pela BR-365, em Patrocínio, é adiada após problema técnico; entenda

  • Quarta-Feira, 03 Dezembr
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Saga da megacarga pela BR-365, em Patrocínio, é adiada após problema técnico; entenda

comboio carreta carga alto paranaíba 354 365PMRv/DivulgaçãoA concessionária EPR Triângulo informou que a passagem da megacarga prevista para esta quarta-feira (3), na BR-365, em Patrocínio, foi suspensa. A ação tinha como objetivo permitir o trajeto do comboio com carga industrial superdimensionada no trecho, mas o veículo apresentou problemas técnicos no km 442 da BR-365, em um trecho fora da área sob concessão. A decisão de suspender a operação foi tomada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que acompanha a passagem. Dessa forma, também foram cancelados os bloqueios totais programados para esta data. A EPR Triângulo destacou que uma nova data para a retomada do deslocamento será definida e comunicada aos usuários e à imprensa. Disse ainda que a continuidade da operação depende das condições climáticas e de ajustes logísticos.✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsAppSegundo a PRF, por volta das 9h desta quarta-feira (3), a escolta da megacarga foi temporariamente interrompida na altura da cidade de Guimarânia, devido ao defeito mecânico no conjunto transportador. O veículo está estacionado em um local seguro e a corporação acompanha a situação. Até o momento, não há previsão para a retomada do transporte, que dependerá da conclusão dos reparos técnicos no equipamento.Entenda a saga megacarga pelas rodovias da regiãoApós passar por Patos de Minas na terça-feira (2), seguir pelo Trevo da Pipoca, e continuar por um trecho de Varjão de Minas, a carreta especial de 123 metros de comprimento, transportando uma peça industrial que totaliza 636,5 toneladas cruzará a BR-365, em Patrocínio. Quando a operação for retomada, os usuários que utilizam o trecho de Patrocínio a Uberlândia devem programar sua viagem de acordo com o cronograma de deslocamento, pois será necessário realizar interdições até a conclusão da operação. “É um procedimento complexo, que será executado utilizando a expertise da EPR Triângulo e da PRF. É crucial que os usuários respeitem a sinalização, as ordens de parada e programem seu deslocamento. Contamos com a colaboração de todos para mantermos uma convivência segura na rodovia”, disse o gerente de Operações da EPR Triângulo, Fábio Schoba.Conforme o primeiro cronograma divulgado pela EPR, a carreta deve passar pela rodovia seguindo o cronograma de interdições em dois trechos:quilômetro 479 até o 483;quilômetro 484 até o 514.O cronograma pode sofrer alterações. O trajeto nas BRs 365 e 050O transporte será realizado em comboio e terá acompanhamento da PRF e da EPR Triângulo, que empregará viaturas de inspeção, guincho leve, guincho pesado e caminhão-pipa na operação. Devido às dimensões da carga, o deslocamento seguirá em baixa velocidade, de no máximo 20 km/h.A fim de garantir a segurança da operação e dos usuários da BR-365, serão implantados bloqueios na rodovia, com duração média de 1h. A previsão é que o comboio faça duas paradas durante o trajeto para liberação do tráfego, nos quilômetros 479 (Posto Doidão) e 514 (Posto Forte Petro).Ainda de acordo com a PRF, a rota planejada seguiria no sentido oeste, atravessando 200 quilômetros da BR-365 até o km 608, em Uberlândia, para então continuar pela BR-050 até Uberaba. Como funciona essa operaçãoSeis pontos de interrupção total, cada um com aproximadamente 1 hora de bloqueio;Paradas técnicas para segurança da operação;Redução de velocidade em todo o trecho;A carreta tem 5,7 metros de altura, 123 metros de comprimento e carrega uma peça industrial de 210 toneladas e 19,5 metros de comprimento, parte de um sistema de moagem.LEIA TAMBÉM:Maior sino suspenso do mundo passa por cidades do Alto ParanaíbaCidade do Triângulo fica entre as mais quentes do BrasilÔnibus do transporte público perde eixo de rodasRota da cargaO transporte começou no dia 9 de outubro pela BR-381 (Fernão Dias), seguiu pela BR-354 e MG-170 e agora avança pela BR-262 em direção a Goiás. A peça tem como destino a fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO). A chegada está prevista para o início de janeiro de 2026, podendo haver ajustes conforme condições da rota.Orientações aos motoristasA concessionária reforça aos condutores a importância de não não fazerem ultrapassagens arriscadas, reduzir a velocidade ao se aproximar do comboio, respeitar todas as orientações das equipes de tráfego e planejar o deslocamento considerando horários alternativos.Megacarga se aproxima de Patos de Minas e provoca interdições na regiãoVÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

FONTE: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/noticia/2025/12/03/saga-da-megacarga-pela-br-365-em-patrocinio-e-adiada-apos-problema-tecnico-entenda.ghtml
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